A Fisioterapia da Preventiva tem como enfoque as áreas de reabilitação Traumato - Ortopedia, Desportiva e Recovery no Esporte.

Tais áreas se contemplam e ramificam-se em outros três pilares que sustentam nosso atendimento:

  • Avaliação
  • Tratamento/Reabilitação
  • Prevenção

Atuamos na reabilitação musculoesquelética de todos os tipos de patologias, como disfunções musculares, tendineas, ligamentares, articulares e cartilaginosas, pré e pós operatórios imediatos de cirurgias traumato-ortopédicas.

Primeiramente o paciente é orientado a realizar uma avaliação fisioterapêutica, para o desenvolvimento de um diagnóstico cinético funcional e, através dele, identificar possíveis fatores de risco para a respectiva lesão ou condição.

Consequentemente, com base na avaliação, o fisioterapeuta indicará o melhor plano e frequência semanal de atendimento, para a resolução do quadro clínico.

O plano de tratamento consiste em 3 fases:

  • Fase 1 - Controle da Dor e Sintomas
  • Fase 2 - Controle da Dor e Iniciação dos Exercícios Funcionais
  • Fase 3 - Exercícios Funcionais e evolução para retorno da funcionalidade

Serviços da fisioterapia


    AVALIAÇÕES TRAUMATO - ORTOPÉDICA:

    Tem como objetivo avaliar e identificar possíveis déficits e assimetrias musculotendíneas que possam comprometer a estrutura corporal levando a incapacidade funcional.

    Tal avaliação é recomendada em queixas álgicas pontuais ou em situações de pós-operatórios recentes e tardios.

    AVALIAÇÕES CINÉTICO - FUNCIONAL:

    Tem como objetivo primordial realizar uma avaliação completa da funcionalidade musculoesquelética através de testes funcionais, capazes de identificar habilidades e incapacidades, a fim de determinar intervenções apropriadas e individualizadas.

    Este tipo de avaliação é indicada a praticantes de atividades físicas na modalidade amadora ou profissionalmente que queiram melhorar seu desempenho ou prevenir lesões musculoesqueléticas.

    AVALIAÇÃO POSTURAL:

    Consiste na análise da postura estática através do uso de um Posturógrafo, para que se possa analisar de maneira fidedigna as alterações e desequilíbrios a nível postural. O objetivo dessa avaliação é contribuir para intervenções sob os posicionamentos articulares que promovam o padrão postural natural do corpo. Desta forma, aliviando tensões musculares e promovendo a manutenção das curvaturas fisiológicas da coluna.

    Este método visa o tratamento de uma queixa ortopédica, prevenção de lesões ou melhora da performance esportiva.

    AVALIAÇÃO PODOPOSTURAL:

    Consiste na análise da postura estática e durante a marcha, através do uso da baropodometria e plataforma de pressão, para que se possa analisar de maneira fidedigna a interação da pisada e suas alterações a nível postural.

    O objetivo dessa avaliação é realizar a confecção de palmilhas ortopédicas (proprioceptivas) sob medida para o público que busca uma melhora do alinhamento postural, seja para o tratamento de uma queixa ortopédica, prevenção de lesões, ou melhora da performance esportiva.


    É a especialidade da fisioterapia responsável pela reabilitação de condições que afetem o aparelho locomotor, atuando na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético. Esta especialidade da fisioterapia visa tratar as disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes dos mais diversos traumas, reabilitando os indivíduos decorrentes de pós-fraturas, entorses, contusões musculares, luxações, distúrbios mecânicos posturais, processos pré-operatórios e pós-operatórios.


    Atua com programas individuais para cada atleta, seja ele amador ou profissional, realizando abordagens que possibilitem uma adequada reabilitação deste individuo, assegurando-lhe corrigir, melhorar e refinar seu gesto esportivo, promovendo confiança no gesto esportivo específico e desta forma permitindo o retorno seguro a sua prática esportiva.


    Tem como objetivo aliar técnicas e manejos fisioterapêuticos na manutenção musculoesquelética de atletas profissionais e amadores, com intuito de reestabelecer o processo fisiológico e a reparação tecidual. Assim, contribuindo de maneira direta para uma adequada recuperação muscular, devolvendo este individuo apto para a competição ou práticas esportivas.

  • Recuperação Ativa
  • Massagem Desportiva
  • Liberação Miofascial
  • Ventosaterapia
  • Dry Needling
  • Eletroterapia
  • Game Ready®
  • Botas de Compressão: Normatec® Recovery Pump®
  • Terapia por vibração: Theragun® e Hypervolt®
  • Termoterapia: Crioterapia e Calor