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Preventiva

Energy balls: sementes para turbinar o dia

Receita para turbinar o corpo e inovar no lanche da tarde.

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    Não é fácil ser criativo na hora de levar lanches para o trabalho ou manter a tal rotina de comer de três em três horas. Que tal uma receita rápida com oleaginosas e frutas secas, fácil, sem fogão e ainda cheia de benefícios para a sua saúde? Veja como fazer as energy balls, bolinhas de sementes e frutas que podem dar um up e, ainda, adoçar sua vida.
    As bolinhas de energia (ou energy balls) são aliadas daquela hora fatal da tarde, quando bate a vontade de comer alguma coisa. Aliás, qualquer coisa. E, mais legal ainda, com apenas três ingredientes já é possível preparar a receita. O único segredo é manter a proporção. Use ⅓ partes de castanhas (amêndoas, caju, pará, amendoim, avelãs, macadâmias) + ⅓ frutas secas + ⅓ de tâmaras sem caroço, ou ameixa sem caroço. Especiarias são bem-vindas, como canela ou cardamomo, por exemplo. E, se gostar de uma textura mais molhada, adicione um pouco de água de coco.

    Para a nutróloga Luiza Savietto , as energy balls são “energia viva”. “Nesse lanche, há grande aporte de nutrientes como zinco, ferro, óleos essenciais, ômega, lipídeos saturados vegetais, antioxidantes e fibras. É um alimento totalmente cru, sem açúcar ou glúten. Por isso, “vivo”. Além de ser um lanche completo, tira a fome e dá energia, principalmente no fim do dia”, explica.


Receita Energy Balls


Ingredientes

● 150g castanha-do-pará batida no liquidificador até virar farinha
● 150g de tâmaras secas (sem caroço) e hidratadas com 1 xícara de chá de água de coco, batidas no liquidificador até formar uma pasta
● 150g uvas-passas pretas batidas no liquidificador, até formar um creme
● 1 colher (sopa) de canela em pó
● 1 colher (sopa) de cacau em pó
● 2 colher (sopa) de sementes de chia


Modo de fazer:

    No liquidificador ou processador, junte os ingredientes e adicione uma colher de óleo de coco. Bata até adquirir consistência uniforme. A consistência deve ser firme, mas não dura nem muito seca. Molde em bolinhas ou barrinhas, embrulhe em filme plástico e mantenha refrigerado. Já está pronto para consumir.
    
    Experimente misturar outros ingredientes nas suas energy balls, basta usar a criatividade. Amêndoas, damascos, tâmaras, cranberries, nozes, maçã e canela, com coco ralado, sementes de chia, flocos de quinua ou amaranto, nibs de cacau, gengibre cristalizado, noz-moscada, cardamomo em pó, raspas de limão, chia, flocos de quinua ou amaranto e sementes de linhaça também podem entrar na receita. Evite deixar muito tempo fora da geladeira ou sem consumir. O ideal é comer em até cinco dias.


Fonte: Drª.Luiza Savietto,The Kitchn