(51) 3519.7919 | (51) 3207.5555 WhatsApp (51) 991257340 | contato@preventivars.com.br

Preventiva

Tratamento de Lombar

Os discos vertebrais constituem cerca de 1/4 do comprimento da coluna vertebral. Cada disco é constituído por um disco fibroso periférico composto por tecido fibrocartilaginoso e uma substância interna, elástica e macia. Os discos formam fortes articulações, permitem vários movimentos da coluna vertebral e absorvem os impactos. Sendo assim, têm como propósito principal sustentar, distribuir e transmitir as cargas que passam através das vértebras, permitindo a elas certa mobilidade, em conjunto com as facetas articulares.

Os discos funcionam como verdadeiros amortecedores e apresentam grande influência nas transferências de carga e na postura do paciente. O disco sofre diversas alterações ao longo da vida, e a sua degeneração leva à perda da função normal de mobilidade, pois perde hidratação e torna-se mais rígido e quebradiço. Essa alteração morfológica impede o disco de resistir às tensões e às cargas, gerando instabilidade na coluna.

A dor de origem discal é chamada Dor Discogênica. As facetas articulares e principalmente a musculatura paravertebral usualmente estão sobrecarregadas e também podem ser fonte de dor, como por exemplo, através da fadiga muscular.

O tratamento inicializou com medicação efisioterapiapara analgesia. Utilizou-se correntes analgésicas a partir de eletrodos, para começar esta primeira etapa.

Image title

Em seguida, usou-se o ultrassom que faz com que as moléculas vibrem. Este processo serve para descontraturar, produzindo calor na região afetada e relaxando a musculatura.

Image title

A partir daí, usou-se luz infravermelha para gerar um calor ainda mais profundo, aquecendo o músculo para remodelá-lo.

Image title

Após a fase aguda em que o tratamento é diário, nota-se uma melhora nas dores da paciente. É, então, que começa o processo de reforço muscular para aumentar a mobilidade da lombar e prevenir o avanço da doença. Sugere-se: Inclinações, rotações, exercícios que trabalhos o inter e o posterior e movimentos da coluna com a bola no chão. O tratamento de reforço é continuo e varia a quantidade de acordo com cada paciente.

Image title

Image title

Image title

Image title