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Preventiva

  • Tratamento de tornozelo do Rogério

    Acompanhe alguns dos exercícios do tratamento do Rogério, que chegou aqui na Preventiva com dores no tornozelo:

    - Propriocepção no disco em apoio unipodal

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    - Propriocepção no disco em apoio bipodal

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    - Fortalecimento panturrilha na rampa

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    - Mobilidade do tornozelo 

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  • Sabia que sentar com a carteira no bolso de trás provoca problemas na coluna?

    Quem poderia imaginar que uma simples carteira localizada no bolso de trás da calça poderia ocasionar diversos problemas na coluna ao se sentar?

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    Essa é a observação do fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna). De acordo com o fisioterapeuta, a questão acontece em decorrência do desalinhamento do quadril, o que provoca uma curvatura errada na coluna e comprimi as raízes nervosas que formam o nervo ciático e os músculos do glúteo.

    “O ideal é sempre retirar a carteira do bolso ao se sentar. O desvio produzido na coluna, pelo fato de se estar sentado sobre a carteira, irá criar uma maior sobrecarga em determinadas zonas que poderá aumentar significativamente a probabilidade do surgimento de alguma dor”, explica.

    Outro fato que pode provocar a mesma patologia é carregar a bolsa, mochila ou sacolas apenas com uma das mãos ou em apenas em um membro: “Estes desvios posturais, quando não tratados no início, evoluem para problemas mais sérios como lombalgias, cervicalgias e hérnia discal. Por isso, para prevenir é importante manter o corpo fortalecido e flexível, ou seja, praticar regularmente uma atividade física e alongamentos”, reforça Martins.

    Fonte: Nova Fisio

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  • Tratamento de tornozelo

    Seguimos sempre em busca de saúde, reabilitação e qualidade de vida... Esta é uma das partes inciais do tratamento de tornozelo da Dorandi. Primeiro, começamos com o exercício de movimento de dorsiflexão, em que o principal músculo envolvido é o tibial anterior.

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    Depois, partimos para a estabilização de tornolezo, com o exercício de plantiflexão. Este ajuda a fortalecer os músculos do tornozelo e da panturrilha, o principal músculo envolvido é o gastrocnêmio.

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  • Energy balls: sementes para turbinar o dia

    Receita para turbinar o corpo e inovar no lanche da tarde.

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        Não é fácil ser criativo na hora de levar lanches para o trabalho ou manter a tal rotina de comer de três em três horas. Que tal uma receita rápida com oleaginosas e frutas secas, fácil, sem fogão e ainda cheia de benefícios para a sua saúde? Veja como fazer as energy balls, bolinhas de sementes e frutas que podem dar um up e, ainda, adoçar sua vida.
        As bolinhas de energia (ou energy balls) são aliadas daquela hora fatal da tarde, quando bate a vontade de comer alguma coisa. Aliás, qualquer coisa. E, mais legal ainda, com apenas três ingredientes já é possível preparar a receita. O único segredo é manter a proporção. Use ⅓ partes de castanhas (amêndoas, caju, pará, amendoim, avelãs, macadâmias) + ⅓ frutas secas + ⅓ de tâmaras sem caroço, ou ameixa sem caroço. Especiarias são bem-vindas, como canela ou cardamomo, por exemplo. E, se gostar de uma textura mais molhada, adicione um pouco de água de coco.

        Para a nutróloga Luiza Savietto , as energy balls são “energia viva”. “Nesse lanche, há grande aporte de nutrientes como zinco, ferro, óleos essenciais, ômega, lipídeos saturados vegetais, antioxidantes e fibras. É um alimento totalmente cru, sem açúcar ou glúten. Por isso, “vivo”. Além de ser um lanche completo, tira a fome e dá energia, principalmente no fim do dia”, explica.


    Receita Energy Balls


    Ingredientes

    ● 150g castanha-do-pará batida no liquidificador até virar farinha
    ● 150g de tâmaras secas (sem caroço) e hidratadas com 1 xícara de chá de água de coco, batidas no liquidificador até formar uma pasta
    ● 150g uvas-passas pretas batidas no liquidificador, até formar um creme
    ● 1 colher (sopa) de canela em pó
    ● 1 colher (sopa) de cacau em pó
    ● 2 colher (sopa) de sementes de chia


    Modo de fazer:

        No liquidificador ou processador, junte os ingredientes e adicione uma colher de óleo de coco. Bata até adquirir consistência uniforme. A consistência deve ser firme, mas não dura nem muito seca. Molde em bolinhas ou barrinhas, embrulhe em filme plástico e mantenha refrigerado. Já está pronto para consumir.
        
        Experimente misturar outros ingredientes nas suas energy balls, basta usar a criatividade. Amêndoas, damascos, tâmaras, cranberries, nozes, maçã e canela, com coco ralado, sementes de chia, flocos de quinua ou amaranto, nibs de cacau, gengibre cristalizado, noz-moscada, cardamomo em pó, raspas de limão, chia, flocos de quinua ou amaranto e sementes de linhaça também podem entrar na receita. Evite deixar muito tempo fora da geladeira ou sem consumir. O ideal é comer em até cinco dias.


    Fonte: Drª.Luiza Savietto,The Kitchn

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  • Sopas para aquecer o inverno com saúde

    Refeições quentes e saudáveis ajudam a manter o corpo em equilíbrio e ainda aquecem o inverno.

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    No inverno o corpo utiliza mais energia para manter-se aquecido. É a época que pdemos comer mais, aumentar a quantidade de alimentos (sem exagero, hein?!) e quando é mais gostoso treinar, já que a endorfina e o suor dão muito mais disposição e energia. Mas, especialmente na última refeição do dia, um prato leve é essencial para um sono tranquilo. Por isso, as sopas, cremes e caldos são uma excelente opção para as noites frias do inverno, que já chegou com tudo. Que tal comer bem, nutrir o corpo e ainda desintoxicar enquanto se alimenta?

    As sopas e caldos são feitas batendo-se os legumes e vegetais em um liquidificador ou mixer (sem coar) para formar um purê, ou simplesmente cortando-os em pedaços maiores e misturando tudo. Esse preparo faz com que seu corpo, dentre outros benefícios, melhore a digestão e a absorção dos nutrientes, além de conferir um sabor diferente, devido à combinação dos nutrientes e a inserção de temperos e alimentos, como o gengibre e a cúrcuma, que são desintoxicantes, nada calóricos e aumentam a sensação de saciedade.


    Fonte: o2porminuto

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