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Preventiva

  • Batata doce: uma opção saborosa e saudável para incluir no cardápio

    A batata doce possui um valor calórico maior que a batata “comum”, no entanto, ela auxilia na perda de peso porque aumenta a sensação de saciedade e fornece energia de forma equilibrada, sem elevar os níveis de glicose no sangue.

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    Quando o assunto é dieta e, mais especificamente perda de peso, a maioria das pessoas tem certo receio em consumir carboidratos. Porém, esse tipo de alimento é responsável por dar energia, por isso não devem ser eliminado da dieta (ao menos que esta seja uma orientação de um profissional como nutricionista ou nutrólogo). Mas, a dica, para quem se preocupa com a saúde e boa forma, é investir em “carboidratos do bem”. E entre eles, nenhum se destaca mais do que a batata doce!

    Muito famosa entre os atletas, o que pouca gente sabe é que esta batata não é indicada somente para quem se exercita, mas para todos, pois pode oferecer inúmeros benefícios à saúde – que vão além da boa forma. Abaixo, você confere quais benefícios a batata doce pode oferecer, como pode ser útil em um processo de emagrecimento e como ela pode/deve ser consumida.

    Batata doce X Batata inglesa

    Uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas é: qual é a diferença entre a batata doce e a batata “normal” (inglesa)? Por que a batata doce é mais recomendada?

    Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar, explica que a batata doce possui um valor calórico maior que a batata “comum”, no entanto, ela auxilia na perda de peso. “Isso porque aumenta a sensação de saciedade e fornece energia de forma equilibrada, sem elevar os níveis de glicose no sangue”, diz.

    Além disso, acrescenta a nutricionista, a batata doce possui mais fibras, mais potássio, e mais cálcio do que a batata inglesa. “As características desse tubérculo também ajudam a controlar o colesterol ruim (LDL) e diabetes, além de auxiliarem no bom funcionamento intestinal”, diz Talitta. Outra grande diferença entre a batata doce e a batata “comum” é o tipo de carboidrato, chamado amido resistente, conforme explica Talitta. “Esse amido, ao contrário do carboidrato normal, não é rapidamente absorvido pelo organismo. As enzimas do intestino delgado não conseguem digeri-lo, além disso, ele atrai moléculas de gordura e açúcar, assim, essas moléculas acabam sendo digeridas mais lentamente”, destaca.

    5 vantagens de incluir a batata doce na dieta

    Controle de diabetes

    O consumo de batata doce, de acordo com Talitta, ajuda no controle de diabetes, pois ela possui baixo índice glicêmico.

    Perda de peso

    Talitta ressalta que a batata doce auxilia no emagrecimento, pois diminui o apetite e é rica em fibras. “Na quantidade adequada, pode ser uma aliada na perda de peso, isso porque é um carboidrato de baixo índice glicêmico – o que significa que é digerido de forma mais lenta e, assim, dá mais saciedade, auxiliando no controle do peso. Além disso, por liberar a glicose de forma gradual, evita que ela seja armazenada no corpo feito gordura”, diz.

    Energia para praticantes de atividade física

    Talitta explica que a batata doce é uma ótima opção para praticantes de atividade física. “Fornece muita energia sem provocar picos de glicose no sangue, aumenta a disposição durante a atividade, auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular”, destaca.

    Reforço para o sistema imunológico

    Talitta destaca que a batata doce também fortalece o sistema imunológico, já que possui alta quantidade de vitamina A.

    Versatilidade

    A batata doce, além de ser deliciosa e agradar a maioria das pessoas, rende bons pratos saudáveis (tanto salgados quanto doces). Vale ressaltar, porém, que deve ser sempre feita cozida. Nada de fritar a batata doce, pois o óleo já deixa a opção pouco saudável.


    Quanto de batata doce é “permitido” consumir por dia?

    Apesar de ser saudável, é claro, a batata doce não deve ser consumida em excesso. Talitta explica que a quantidade recomendada para consumo diário deve acompanhar as necessidades de 60% a 65% de carboidratos, em média, de uma rotina alimentar. “Porém, isso pode ser ajustado de acordo com o nível de atividade física da pessoa, peso, altura e objetivo”, diz.

    A nutricionista acrescenta que cerca de 100 gramas de batata doce possui aproximadamente 100 calorias. Agora você já tem bons motivos para incluir a batata doce na sua dieta. Lembre-se que, embora saudável, ela não deve ser consumida em excesso!



    Fonte: Dicas de Mulher

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  • Tratamento de Lombar

    Os discos vertebrais constituem cerca de 1/4 do comprimento da coluna vertebral. Cada disco é constituído por um disco fibroso periférico composto por tecido fibrocartilaginoso e uma substância interna, elástica e macia. Os discos formam fortes articulações, permitem vários movimentos da coluna vertebral e absorvem os impactos. Sendo assim, têm como propósito principal sustentar, distribuir e transmitir as cargas que passam através das vértebras, permitindo a elas certa mobilidade, em conjunto com as facetas articulares.

    Os discos funcionam como verdadeiros amortecedores e apresentam grande influência nas transferências de carga e na postura do paciente. O disco sofre diversas alterações ao longo da vida, e a sua degeneração leva à perda da função normal de mobilidade, pois perde hidratação e torna-se mais rígido e quebradiço. Essa alteração morfológica impede o disco de resistir às tensões e às cargas, gerando instabilidade na coluna.

    A dor de origem discal é chamada Dor Discogênica. As facetas articulares e principalmente a musculatura paravertebral usualmente estão sobrecarregadas e também podem ser fonte de dor, como por exemplo, através da fadiga muscular.

    O tratamento inicializou com medicação efisioterapiapara analgesia. Utilizou-se correntes analgésicas a partir de eletrodos, para começar esta primeira etapa.

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    Em seguida, usou-se o ultrassom que faz com que as moléculas vibrem. Este processo serve para descontraturar, produzindo calor na região afetada e relaxando a musculatura.

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    A partir daí, usou-se luz infravermelha para gerar um calor ainda mais profundo, aquecendo o músculo para remodelá-lo.

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    Após a fase aguda em que o tratamento é diário, nota-se uma melhora nas dores da paciente. É, então, que começa o processo de reforço muscular para aumentar a mobilidade da lombar e prevenir o avanço da doença. Sugere-se: Inclinações, rotações, exercícios que trabalhos o inter e o posterior e movimentos da coluna com a bola no chão. O tratamento de reforço é continuo e varia a quantidade de acordo com cada paciente.

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  • Nosso atleta na Seleção Brasileira

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    Ontem (05) o técnico Dunga anunciou a lista de convocados para o principal torneio da temporada, a Copa América de 2015. E, para a alegria da equipe Preventiva, o jogador Douglas Costa foi convocado. Douglas é um dos nossos atletas que apoiamos e prestamos assessorias de fisioterapia.

    Convocado por Dunga pela primeira vez nos amistosos contra Turquia e a Áustria, em 2014, Douglas Costa afirmou, em entrevista ao "Seleção SporTV, que o seu nome passou a ser especulado de outros clubes após ser lembrado por Dunga. Feliz no Shakhtar Donetsk, o meia não confirmou que deixará a Ucrânia.

    A Seleção se apresenta no dia 1º de junho, na Granja Comary, em Teresópolis, para iniciar a preparação. Serão quase duas semanas para treinamentos e viagem ao Chile. Durante este período, o time verde e amarelo disputará amistosos contra México (dia 7, no Allianz Parque) e Honduras (dia 10, no Beira-Rio). A estreia na competição será diante do Peru, em Temuco, no dia 14. Colômbia e Venezuela completam a chave brasileira no torneio continental.


    Confira a lista completa de convocados:

    Posição

    Jogador 

    Clube

    Goleiro

    Jefferson

    Botafogo (BRA)

    Goleiro

    Diego Alves

    Valencia (ESP)

    Goleiro

    Marcelo Grohe

    Grêmio (BRA)

    Lateral

    Danilo

    Porto (POR)

    Lateral

    Fabinho

    Monaco (FRA)

    Lateral

    Filipe Luis

    Atlético de Madrid (ESP)

    Lateral

    Marcelo

    Real Madrid (ESP)

    Zagueiro

    David Luiz

    Paris Saint-Germain (FRA)

    Zagueiro

    Marquinhos

    Paris Saint-Germain (FRA)

    Zagueiro

    Miranda

    Atlético de Madrid (ESP)

    Zagueiro

    Thiago Silva

    Paris Saint-Germain (FRA)

    Volante

    Casemiro

    Porto (POR)

    Volante

    Fernandinho

    Manchester City (ING)

    Volante

    Luiz Gustavo

    Wolfsburg (ALE)

    Volante

    Elias

    Corinthians (BRA)

    Meia

    Everton Ribeiro

    Al-Ahli (EAU)

    Meia

    Philippe Coutinho

    Liverpool (ING)

    Meia

    Douglas Costa

    Shakhtar Donetsk (UCR)

    Meia

    Willian

    Chelsea (ING)

    Atacante

    Roberto Firmino

    Hoffenheim (ALE)

    Atacante

    Robinho

    Santos (BRA)

    Atacante

    Diego Tardelli

    Shandong Luneng (CHN)

    Atacante

    Neymar

    Barcelona (ESP)


    A equipe Preventiva fica muito feliz e dá os parabéns aos jogadores convocados e, em especial, ao Douglas Costa.

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